quinta-feira, 13 de setembro de 2012

11.09.2001


De facto já passaram dois dias da data comemorativa dos 11 anos do maior, e mais dramático, atentado terrorista de que há historia.
Todos os anos, a 11 de Setembro saem noticias em todos os medias, mas acabo por confessar que as imagens deste atentado valem por todas as palavras que possam ser escritas nos jornais, e ate mesmo as que são ditas nas rádios de todo o mundo. Porque neste tipo de situações e tendo em conta todo o dramatismo envolvente, as imagens mostram aquilo que mais ninguém consegue descrever: o drama, o desespero, a angustia, e a despedida.

Este ano prestei particular atenção a um documentário televisivo que apresentava excertos de algumas chamadas das vitimas do World Trade Center. Admito que me comoveram, admito que não consegui imaginar-me naquela situação, e admito que muitos foram aqueles que morreram inocentemente por causa de um mundo cada vez mais entregue ao capitalismo e ao poder.
Frases como " ajudem-me por favor não consigo respirar" ; " mãe, e só para dizer que te amo" ; " querida toma conta dos meninos, vou amar-vos para sempre" . Estes são apenas alguns exemplos do sofrimento, e do desespero de quem sabia que a morte estava perto, mas que desconhecia o motivo de uma 'condenação' tão cruel.
Durante alguma pesquisa deparei-me com o video que agora vos deixo, e mais uma vez e difícil lidar  com os sentimentos num mundo tao cruel, um mundo, um acontecimento, e consequências inalteráveis: crianças sem pais, sem maes, mulheres sem maridos, maes sem filhos, perderam-se irmaos e namorados, perdeu-se acima de tudo a dignidade humana por causar tanto sofrimento...11 anos depois, ainda partilhado por todo o mundo.


http://www.youtube.com/watch?v=SuP6Rtei-Bg&feature=share

2 comentários:

  1. Eu também vi esses documentário e é simplesmente assustador. todas aquelas pessoas vitimas de um massacre horrivelmente difícil de explicar, ainda terem um pouco de sangue frio e ligarem para quem mais gostavam, ou mesmo falarem com as rádios e tentarem de alguma forma mostrarem o que se estava a acontecer no interior. este dia vai ficar para sempre marcado na vida não só de quem perder um ser naquele dia, mas em todos nós. ainda não consigo entender, que mundo é este em que vivemos.

    ResponderExcluir
  2. Sim de facto foi um dia trágico para a humanidade. Fiquei sensibilizada com alguns pormenores no documentário que vi, nomeadamente com a consciência de algumas pessoas da gravidade do que ali se passava, e de que nao sairiam vivos, por isso, relatavam todos os pormenores para que mais tarde pudéssemos entender o desespero de quem estava la. Algo que tambem me custa a entender é que mundo é este em que vivemos, e onde é que vamos parar. Lamentavelmente a resposta tende a não ser muito positiva :(

    ResponderExcluir